A MLDUARTE representa a empresa turca STD Transformator, fabricante e prestadora de serviços na área de Transformadores de Potência e de Distribuição imersos em óleo, fundada em 2009 em Adana, Turquia.
A STD fabrica vários tipos de transformadores, com diferentes potências e tensões, de acordo com as normas internacionais IEC 60076, ANSI, BSI, IEEE, NEMA, TS EN 60076, IS:2026, e de acordo com as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.
A STD exporta a sua produção para mais de 65 países em todo o mundo.
TRANSFORMADORES PARA CENTRAIS FOTOVOLTAICAS
A STD privilegia a geração de energia sem consumir os recursos naturais do planeta. A energia solar é uma fonte limpa, renovável, segura e fiável. A geração de eletricidade por via fotovoltaica constitui uma utilização eficiente da energia solar.
A utilização de produtos com baixas perdas contribui para a proteção do ambiente e da natureza, ao mesmo tempo que apoiam centrais solares e projetos de energias renováveis.
Para parques solares, especialmente aqueles com potência igual ou superior a 4 MVA, podem ser necessários transformadores retificadores (com duplo secundário). Os transformadores para centrais solares são concebidos com blindagem eletrostática entre os enrolamentos primário e secundário. Adicionalmente, mediante solicitação do cliente, a STD fabrica transformadores com maior resistência a flutuações harmónicas, particularmente em ambientes com elevados níveis de Distorção Harmónica Total (THD).
Os vários tipos de transformadores solares incluem: Transformadores elevadores (step-up); Transformadores redutores (step-down); Transformadores de distribuição; Transformadores para integração em subestações; Transformadores compactos (pad mounted); Transformadores com ligação à terra; entre outros.
A STD fabrica todos estes tipos de transformadores, em diferentes potências e tensões, cumprindo as normas internacionais, com certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.
Com base na sua experiência internacional, a STD dispõe de transformadores adequados a centrais fotovoltaicas de grande capacidade, com múltiplos ramais de baixa tensão, limites de temperatura elevados, estruturas compactas, elevada integração secundária e facilidade de instalação e operação.
SISTEMAS DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA DISTRIBUÍDA (DPV)
Nos Sistemas de Geração Fotovoltaica Distribuída (DPV), a eletricidade é gerada através da conversão da radiação solar em corrente contínua (DC), utilizando semicondutores que apresentam o efeito fotovoltaico (PV).
A geração fotovoltaica assenta em painéis solares compostos por módulos que contêm materiais fotovoltaicos, tipicamente em silício. Os módulos podem produzir tensões até 1100 V (DC).
Esta tensão é depois convertida em corrente alternada trifásica (AC) por um inversor trifásico. O inversor é ligado ao transformador da instalação DPV, que facilita a distribuição da eletricidade em corrente alternada.
Desde coberturas de habitações a aplicações industriais, comerciais e centrais de grande dimensão, os transformadores de distribuição solar da STD são adaptados a inversores solares de várias dimensões e respetivas funções.
Exemplos de transformadores da STD em operação em parques solares:
200 unidades em Portugal (1000 e 800 kVA); 37 unidades em Espanha (até 5200 kVA e 3800 kVA); 100 unidades na Grécia (até 5000 kVA); 7 unidades na Irlanda (2580 e 3250 kVA); 2 unidades no Reino Unido (2700 e 4000 kVA); e 13 unidades na República Dominicana (4300 kVA).