Serviços
Serviços de IoT
Monitorização e gestão de informação à distância de um clique!
A MLDUARTE oferece várias soluções tecnológicas inovadoras que possibilitam às empresas a gestão e monitorização contínua dos seus sistemas, permitindo identificar problemas e adotar medidas eficazes para os resolver.
DU-RAS®
A MLDUARTE disponibiliza um inovador serviço de IoT denominado DU-RAS® Remote Access System. Acima de tudo, este sistema foi desenvolvido para otimizar a monitorização e a gestão remota de sistemas ou produtos.
Através deste sistema, os dados são adquiridos em tempo real e, em seguida, transformados numa vasta gama de informações estratégicas. Logo, essas informações podem ser facilmente acedidas, analisadas e monitorizadas via internet.
Além disso, a tecnologia DU-RAS® garante transmissão contínua e visualização otimizada em diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e computadores. Desse modo, os utilizadores beneficiam de uma gestão centralizada, maior eficiência operacional e maior segurança na supervisão dos seus produtos e sistemas.

Funcionamento
Antes de tudo, para garantir uma monitorização eficiente e em tempo real, o DU-RAS® estrutura e automatiza todo o processo:
Em primeiro lugar, o sistema recolhe informações essenciais do dispositivo, incluindo não apenas os níveis de desempenho, mas também o estado do hardware, as informações de rede e os detalhes operacionais.
Logo depois, envia todos os dados para um sistema centralizado, garantindo uma comunicação contínua e fiável.
Em seguida, reporta as atividades normais conforme o agendamento definido e comunica imediatamente qualquer anomalia ou falha em tempo real.
Imediatamente, processa as informações, monitoriza os dados e gera relatórios detalhados para facilitar a visualização e análise.
Por fim, quando deteta anomalias operacionais, envia automaticamente alertas aos supervisores, permitindo uma resposta rápida e eficaz.
Vantagens
A implementação do sistema remoto DU-RAS® oferece diversas vantagens. Entre os principais benefícios, destacam-se:
Monitorização contínua do desempenho 24/7, bem como acesso em tempo real.
Identificação precoce de ineficiências e falhas, evitando reparações dispendiosas e prolongando a vida útil do equipamento, resultando, assim, numa redução de custos.
Respostas rápidas e precisas, tanto na identificação como na resolução ágil de problemas.
Monitorização inteligente, graças ao fornecimento de dados em tempo real com alertas imediatos.
Avisos antecipados que permitem um planeamento eficiente, bem como ações preventivas.
Alta adaptabilidade, como resultado de uma fácil instalação e integração em infraestruturas ou produtos existentes
Monitorização constante para prevenção de riscos, contribuindo para uma maior segurança.
Intervenção remota, como resultado da possibilidade de monitorização e atuação à distância.
Medidores de Energia Inavitas
SEM / Gestor Inteligente de Energia
O Inavitas SEM é um dispositivo compacto e altamente eficiente para monitorização e controlo em aplicações de gestão de energia em ambientes comerciais, industriais e de redes de distribuição. Suporta a maioria dos protocolos de comunicação industrial comuns como protocolos utilizados em aplicações IoT.
Graças à sua placa de comunicação integrada e modular, é possível escolher qualquer tipo de meio de transmissão, incluindo GSM, Wi-Fi, Ethernet, Zigbee ou LoRa.
A funcionalidade de medição de energia do SEM permite a monitorização simultânea de dois circuitos trifásicos com uma taxa de amostragem de 3,2 kHz.
Além disso, possui a opção de um cartão SD de até 32GB, garantindo o armazenamento dos dados mesmo em caso de perda de comunicação.

MCU / Unidade Controladora Principal
A série Inavitas MCU é um controlador industrial pequeno e compacto, baseado numa CPU ARM de 32 bits e 216 MHz. Com software e hardware intuitivos, o utilizador pode desenvolver aplicações de forma rápida e simplificada.
O MCU pode desempenhar praticamente qualquer função em aplicações de utilidade remota, como em plantas solares e subestações de distribuição de eletricidade.
Combina um modem GPRS/GSM, entradas digitais, saídas e um datalogger num único dispositivo.
O dispositivo conta com 2 entradas e saídas digitais integradas e dispõe de portas de comunicação Ethernet e série, permitindo uma conectividade flexível com sistemas SCADA, dispositivos de campo e sistemas de controlo remoto.

MCU+ / Unidade Controladora Principal com Linux OS
A série Inavitas MCU+ é um controlador industrial compacto e avançado, baseado numa CPU ARM de 32 bits e 454 MHz. Com o poder do sistema operativo Linux, permite um desenvolvimento de aplicações rápido e simplificado.
O MCU+ pode assumir diversas funções em aplicações de utilidade remota, como centrais solares e subestações de distribuição elétrica.
Integra num único dispositivo um modem GPRS/GSM, Wi-Fi, Bluetooth e um datalogger.
Além disso, dispõe de portas de comunicação Ethernet e série, proporcionando uma conectividade flexível com sistemas SCADA, dispositivos de campo e sistemas de controlo remoto, abrindo caminho para um ecossistema de conectividade e controlo avançado.

MCU++ / Unidade Controladora Principal Avançada com Linux OS
A série Inavitas MCU++ é um controlador industrial compacto e avançado, baseado numa CPU ARM de 32 bits e 454 MHz. Com o poder do sistema operativo Linux, permite um desenvolvimento de aplicações rápido e simplificado.
O MCU++ pode desempenhar diversas funções em aplicações de utilidade remota, como centrais solares e subestações de distribuição elétrica.
Integra, num único dispositivo, um modem GPRS/GSM, Wi-Fi, Bluetooth, além de entradas e saídas digitais e um datalogger.
O dispositivo possui 2 entradas e 2 saídas digitais integradas, bem como duas portas de comunicação Ethernet e série, garantindo uma conectividade flexível com sistemas SCADA, dispositivos de campo e sistemas de controlo remoto.

VTU / Unidade de Rastreamento de Tensão
A Inavitas VTU (Voltage Tracking Unit) é um módulo de entrada digital de última geração que proporciona monitorização da tensão em sistemas monofásicos ou trifásicos.
Este módulo de entrada digital possui funcionalidades de analisador de rede, oferecendo 4 canais de entrada de tensão e 3 canais de entrada de corrente.
Além da análise de rede e do rastreamento de tensão, a VTU permite a monitorização dos parâmetros energéticos dos sistemas monofásicos ou trifásicos a que está ligada. Através do software de configuração VTU, é possível definir a faixa de tensão na qual o dispositivo operará, configurando os estados lógicos 1 e 0.
Adicionalmente, os parâmetros de potência podem ser observados em tempo real, proporcionando uma conectividade avançada e um controlo eficiente.

PMU / Unidade de Medição de Potência
A Inavitas PMU (Power Meter Unit) é um analisador de rede de nova geração que mede e permite a monitorização em tempo real dos parâmetros energéticos.
A PMU consegue monitorizar até 5 circuitos trifásicos ou 15 circuitos monofásicos, além de permitir qualquer combinação entre circuitos monofásicos e trifásicos.
Essa flexibilidade torna a Inavitas PMU ideal para instalações com múltiplos utilizadores, como subestações de distribuição, edifícios de escritórios, centros de dados e centros comerciais.
O utilizador pode acompanhar todos os parâmetros energéticos em tempo real e configurar facilmente as polaridades de corrente e tensão, as relações de transformação e as definições de comunicação série através do software de interface da Inavitas PMU.

Sensores e Controladores AC Inavitas
ESU 101 / Unidade de Sensor Ambiental
O Inavitas ESU 101 é um sensor ambiental de custo reduzido, equipado com um controlador de infravermelhos (IR) para aparelhos de ar condicionado do tipo split.
Graças ao seu design flexível, o ESU 101 possui um modo de aprendizagem que permite a sua utilização com praticamente todos os sistemas de ar condicionado split.
Além disso, dispõe de uma interface RS-485 compatível com o protocolo Modbus/RTU, permitindo a integração em aplicações SCADA.

ESU 201 / Unidade de Sensor Ambiental
O Inavitas ESU 201 é um sensor ambiental avançado, equipado com um controlador de infravermelhos (IR) para aparelhos de ar condicionado do tipo split.
Graças ao seu design flexível, o ESU 201 possui um modo de aprendizagem que permite a sua utilização com praticamente todos os sistemas de ar condicionado split.
Além disso, integra um protocolo de comunicação Bluetooth de baixo consumo, possibilitando o controlo através de qualquer dispositivo compatível com esta tecnologia.

RTUs e Gateways Inavitas
DIO / Entrada/Saída Digital
O módulo Inavitas DIO permite a visualização de dados em estado ligado/desligado ou 1/0 em até 16 canais. Os canais de entrada possuem alta impedância, reduzindo a corrente de entrada e aumentando a imunidade ao ruído através da histerese.
O dispositivo conta com um filtro anti-saltos para evitar falsos contactos. Além disso, dispõe de registos de alteração de 32 bits, que indicam as mudanças de nível nos canais de entrada.
O DIO possui 8 canais de saída com relé de estado sólido isolado, onde cada canal de saída é isolado dos demais. O tipo de saída pode ser configurado como bloqueado (latch) ou desbloqueado (unlatch) com um tempo especificado.
O utilizador pode configurar as polaridades de entrada, o tempo do filtro anti-saltos, as definições da porta de comunicação série e o tempo de bloqueio da saída através da interface do DIO. Além disso, é possível ativar o “Modo de Teste” no módulo, permitindo o ajuste de todas as entradas e saídas para testes no local.

MDIO / Mini Entrada/Saída Digital
O módulo Inavitas MDIO permite a visualização de dados em estado ligado/desligado ou 1/0 em até 4 canais. Os canais de entrada possuem alta impedância, reduzindo a corrente de entrada e aumentando a imunidade ao ruído através da histerese.
O dispositivo conta com um filtro anti-saltos para evitar falsos contactos. Além disso, dispõe de registos de alteração de 32 bits, que indicam as mudanças de nível nos canais de entrada.
O Mini DIO possui 3 canais de saída com relé de estado sólido isolado, onde cada canal de saída é isolado dos demais. O tipo de saída pode ser configurado como bloqueado (latch) ou desbloqueado (unlatch) com um tempo especificado.
O utilizador pode configurar as polaridades de entrada, o tempo do filtro anti-saltos, as definições da porta de comunicação série e o tempo de bloqueio da saída através da interface do Mini DIO. Além disso, é possível ativar o “Modo de Teste” no módulo, permitindo o ajuste de todas as entradas e saídas para testes no local.
